Sue lança videoclipe AMAZON em referência às queimadas na floresta

A produtora, beatmaker e guitarrista Sue-Elie lançou a faixa “Amazon”, música totalmente instrumental que materializa as queimadas que aconteceram na Amazônia no fim de 2019. A estreia conta com a participação de Eddu Ferreira (Cosmogum). 

A partir de um sample que foi modificado até sua forma atual, a faixa traz um fio condutor do diálogo entre sons da floresta e sons mecânicos, o objeto observado e o observador, o alvo e a ameaça.

O videoclipe foi integralmente dirigido e gravado pela artista. Essa foi sua primeira experiência coreografada, que contou com a participação da dançarina Izabel Nejur. Nas referências, Sue inspirou-se no cinema de Tarkovsky, nas coreografias de Pina Baush e no clipe Sigur Rós de Valtari. 

Gravado em uma estufa – que faz referência à flora amazônica com detalhes do cotidiano urbano para se contrapor – o trabalho brinca com as aparências dos movimentos e seus significados. O texto final foi extraído de uma matéria do Times, a qual o jornalista questiona os dados da destruição da amazônia nos últimos anos. 

“Quis materializar essa sensação de desastre iminente e ameaça permanente dos povos indígenas. Questionar porque o que não é visto não é lembrado e jogar com as aparências”, conta.  Com uma sonoridade lo-fi e um toque de jazz, Sue deixa clara sua mensagem de preservação e proteção, definindo a música como intensa, torta e épica.