usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
 
 

• por Thais Aguiar,12 jun 2023

O caleidoscópio de Patrick Hanser

“Cores” é o nome do primeiro single do Baracá. O título faz jus à produção realizada por Patrick Hanser, também compositor, guitarrista e vocal da banda. Patrick veio do cinema e durante a pandemia se aventurou no mundo da música. Cores é o resultado desse exercício, onde o processo de composição aconteceu concomitantemente à criação dos clipes, com visuais energéticos e coloridos, como um caleidoscópio.

Patrick nos contou que na época estavam saindo os primeiros testes do MidJourney, que é um gerador de imagens utilizando inteligência artificial, e quando viu o potencial dessa ferramenta ficou muito entusiasmado. Resolveu então realizar o clipe de Cores usando esse recurso.

Patrick decidiu ir contra a maré do fotorrealismo e fez algo com um design mais voltado para cores sólidas, mais clássico. Estudou sobre vários artistas do abstracionismo e do cubismo para formar suas referências: Saul Bass, Tarsila do Amaral, Hilma Af Klint, Kandinsky, Picasso e Braques. A ideia inicial era gerar dúvidas no espectador se era inteligência artificial ou apenas uma animação tradicional, e parece que deu muito certo!

Antes de começar a animação, o clipe foi feito inteiro em vídeo mesmo, captado pelo celular e uma câmera. Quem diria que uma gravação despretensiosa no quintal de casa com seu irmão Brian de 17 anos como cobaia se transformaria numa obra tão instigante. E para completar a base do seu trabalho, Patrick saia com seu celular e como uma espécie de diário capturava seu dia a dia – incluindo o memorável show do Tame Impala no Lollapalooza. O clipe é basicamente um mosaico da sua vida nos últimos 6 meses.

O método utilizado para fazer a animação, apesar de mais demorado, o fez alcançar um resultado muito mais específico, com um controle estético mais afiado. Ele extraia todos os frames do vídeo e tratava com I.A. individualmente: “Tinha vezes que eu animava uma sequência toda e não gostava do resultado, aí tinha que voltar e refazer tudo. No fim do processo, o clipe ficou com mais ou menos 2.800 quadros, sendo que eu criei mais de 10.000 para chegar nesse resultado” conta Patrick. Confira o resultado :