usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.
 
 

• 03 maio 2021

um resumo do m-v-f- reloaded. e obrigadx!

Por Duda Leite

Foram 3 dias intensos, cheios de informação, criatividade, inovação, e, claro, muitos vídeos musicais. Os videoclipes estão passando por inúmeras transformações e, com a pandemia da Covid 19, artistas, diretores e o próprio m-v-f- tiveram que se reinventar.

O m-v-f- reloaded, primeira edição 100% online do m-v-f-, aconteceu entre os dias 27 e 29 de abril, via Twicth. Durante esses 3 dias 1500 pessoas ficaram ligadas nos nossos talks, estreias de clipes inéditos, lives e vjs sets com duplas de artistas e diretores escolhidas a dedo pela nossa curadoria. E teve até uma oficina sobre nfts – em parceria com o homestasis lab – e uma loja virtual – que continua aberta através do nosso site. depois dá uma conferida lá!

O m-v-f- reloaded trouxe no seu line up desde artistas e diretores consagrados, como criolo, baiana system, bivolt, jup do bairro, ninian doff, moses sumney, rafael kent, fernando nogari, até novos talentos como belle de melo, angry duo, kunumi mc, jadsa e kynnie.

Foram discutidas questões como quais serão as novas tecnologias e os novos formatos do conteúdo audiovisual, desde lives com a tecnologia xr, até as formas de financiamento de videoclipes via nft, numa parceria inédita com a noodle.

As mulheres marcaram presença poderosa em dois talks dedicados a elas: “hermanas!” sobre a cena argentina de mulheres realizadoras de videoclipes, e “girl power”, sobre a força feminina na frente e atrás das câmeras, que contou com a presença das diretoras cris streciwik, juh almeida, aline lata e rebeca brack, além das artistas bivolt e duda brack.

O norte-americano de origem ganesa moses sumney falou sobre sua paixão pela música brasileira, principalmente por Milton Nascimento, num bate papo descontraído direto de sua casa na Carolina do Norte, mediado pelo jornalista e apresentador Guilherme Guedes.

Como o mood global anda meio em baixa por causa da pandemia, criamos um bate papo – em parceria com o ukmva – com premiados diretores internacionais que dirigiram clipes que trouxeram a diversão e o bom humor de volta. tivemos a presença ilustre do escocês ninian doff, o dinamarquês kasper häggström e a argentina baseada em Londres, lucrecia taormina. a mediação ficou por conta da diretora do UKMVA Louise Stevens e do curador do mvf duda leite.

a jornalista Lorena Calábria descobriu com a dupla de diretores Couple of Things o que são clipes de baixo – ou baixíssimo – orçamento, e como eles podem empoderar as comunidades ao redor do globo.

a diretora do m-v-f- lia vissotto conversou com os novos talentos do audiovisual ligado à música: belle de melo, angry duo, Gabriel augusto e quemuel cornelius.

os premiados diretores fernando nogari e douglas bernardt, que transitam pela publicidade e pelos videoclipes, contaram como foi sua colaboração com artistas internacionais. Nogari dirigiu clipes para a popstar selena gomes, ladytron, a dupla Techno Chris Liebling e Charlotte de Witte, e Bernardt para L’Homme Statue, Tom Misch, Loyle Carner e Gregory Porter.

Tivemos ainda, pela primeira vez no m-v-f- um talk dedicado às coreografias nos clipes, com a presença dos coreógrafos e diretores gil Alves, jorge da silva borges, rubens oliveira, flavia lima e joão monteiro. E investigamos como se faz a construção imagética dos artistas, num talk que contou com a presença do Baiana System, dos diretores Rafael Kent e Helder Fruteira e da artista Kynnie.

Como se tudo isso ainda não fosse suficiente, lançamos clipes inéditos de artistas como Junio Barreto, Alice Marcone e Gabeu, e Afrocidade, e fizemos lives – mediadas pela jornalista Bárbara Louise do canal Curta! – com lançamentos inéditos de Arthur Nogueira, Hiran, Lia Paris e Fran.

Fechando a programação, três VJ sets inéditos, desenvolvidos especialmente para o m-v-f-: Matheus Leston para ART, Gabriel Rolim para Jadsa, e Dejumatos para Kunumi MC, provando que a colaboração entre artistas e diretores é um campo cheio de possibilidades.

É isso, estamos exaustos, mas com a ótima sensação de missão cumprida.

E o melhor: se você perdeu algum desses conteúdos, parte deles já está disponível aqui no nosso site.

Vida Longa ao Videoclipe e até 2022!

equipe m-v-f-