Childish Gambino lança clipe carregado de simbolismos, ironia e tensão para “This Is America”

Será essa a melhor produção audiovisual de 2018? Donald Glover, vulgo Childish Gambino, está de volta, e já vamos destacar que ele não está para brincadeiras. A mistura de ritmos e versos politizados continuam sendo os pilares do trabalho do multiartista, prova disso é o videoclipe para “This Is America”.

Além das batidas de trap marcantes da canção, trata-se de um registro audiovisual que sabe exatamente como incomodar, seja nos planos longos, na ironia ou violência explícita. O videoclipe é satírico e cheio de simbologias americanas, por isso há muito mais para ver além do que as cenas revelam.

O clipe faz uma crítica escancarada e provocadora ao porte de armas, à violência policial e recorda de forma emblemática episódios chocantes da história recente dos EUA . No decorrer dos 4 minutos da produção, Gambino nos presenteia com referências ao blues, ao personagem Jim Crown (ou os Espetáculos de Menestréis), à dança sul-africana Gwara Gwara, ao Apartheid, ao massacre na igreja de Charleston, ao descaso com as mortes negras e à supervalorização das armas, à morte, ao jovem Stephon Clark ( assassinado neste ano por policiais que confundiram o celular dele com uma arma), e ao filme “Corra”, do diretor Jordan Peele. Por tudo isso, temos que aplaudir o videoclipe de pé.

“This Is America” foi coreografado pela atriz ruandesa Sherrie Silver e dirigido por Hiro Murai. A parceria entre Donald Glover e o diretor ficou mais conhecida pela série de TV Atlanta, mas esse já é um nome conhecido no site do m-f-v-. Murai foi premiado vencedor no mfv awards de 2015 como melhor diretor em videoclipe internacional pela escolha do público. Na ocasião, ele foi o responsável pelo belo trabalho em “Gold” do músico Chet Faker.

Com seu recado claro, o clipe já é tido como uma das obras mais marcantes não só da temporada, mas do ano inteiro. E aqui vai uma pequena observação: a cantora SZA está presente no visual.

Vale lembrar que o último álbum de Childish Gambino “Awaken, My Love”, lançado em 2016, recebeu 5 indicações ao Grammy, incluindo a de Álbum do Ano. O projeto foi verdadeiro sucesso de crítica e público, lançando hits como “Redbone”, que está na trilha-sonora do filme Corra!  “This is America” deve compor o novo disco do artista, que por enquanto não tem data de lançamento ou título definidos.

Por Jessica Di Risio
Em 08 de maio de 2018